Rodrigo Tafner

Transformação de verdade.

colarobação

Parabéns, seu time consegue colaborar à distância, mas isso não é motivo de comemoração!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Provavelmente a sua empresa (compreendidos aqui todos os setores: indústria, comércio, serviços e educação) vinha alardeando aos quatro ventos que estava muito avançada na Transformação Digital, espalhou puffs, post-its, cones do silêncio, salas de descompressão, paredes coloridas, escorregadores, etc, etc, etc por todos os ambientes, tinha uma presença descoladinha nas redes sociais, então porque usar uma ferramenta como Skype, WebEx, Zoom, MS Teams, BB Collaborate entre outras, deveria ser motivos para posts entusiasmados sobre isso???

Tenho visto um sem número de posts com fotos e/ou vídeos de reuniões, treinamentos e aulas que nada mais fazem do que comprovar o enorme gap entre o discurso e a ação, entre o que vinha sendo alardeado e o real estágio de maturidade digital das empresas, além claro de serem um amontoado registrado de passivos trabalhistas, de invasão de privacidade e descuido com o direito de imagem das pessoas, e novamente uma demonstração de desconhecimento e falta de intimidade e cultura corporativa digital.

Algumas perguntas específicas que devem ser avaliadas antes de sair postando fotos dessas reuniões digitais:

  • Minha empresa está fornecendo meios para que elas aconteçam? Entre eles: computadores, smartphones, microfones ou headsets, licenças de uso de softwares, etc, para os colaboradores? Ou eles estão usando/comprando equipamentos/softwares por conta própria? (lembre-se que muitos softwares “gratuitos” só o são para uso pessoal e não comercial.)
  • Minha empresa está colaborando com os custos de acesso à internet desses colaboradores ou eles próprios estão bancando essa nova demanda?
  • Foi solicitada a permissão expressa dos colaboradores para montagem e uso de grupos de mensagens? As mensagens estão sendo trocadas no horário de trabalho acordado entre a empresa e cada um dos colaboradores?
  • Seus colaboradores autorizaram a divulgação de suas imagens em fotos/vídeos na internet/redes sociais para fins comerciais? (Divulgar a capacidade de colaboração da empresa é um fim comercial.)
  • Sua empresa ao menos compartilhou com seus colaboradores uma cartilha sobre as boas práticas de ergonomia para trabalho à distância? (iluminação, ventilação, postura, etc?)

Além das tradicionais:

  • Ele precisa ser publicado? (O que minha empresa ganha com esse post? O que EU ganho com esse post?)
  • Ele pode ser publicado? (tenho autorização de todos os que participaram da reunião – colaboradores, fornecedores, clientes, alunos) para postar essas imagens/vídeos/áudios?)

O Letramento Digital (Digital Literacy) exige, entre diversas outras coisas um grau elevado de conscientização e NETiqueta e o que tenho visto nas redes sociais é exatamente o oposto disso. Lembro que estamos apenas há alguns poucos dias da entrada em vigor da LGPD.

Claro que estamos vivendo tempos extremos e em períodos como esses as prioridades se alteram, mas a COVID e o necessário isolamento social (ou distanciamento social) exigem competências que pouquíssimas empresas tinham, apesar de “se venderem” digitais, atualizadas e alinhadas com as necessidades digitais de seus consumidores.

O lado bom da exposição desses gaps entre discurso e realidade é que a adoção desses processos digitais suportados por tecnologias ganhará um impulso enorme nos próximos meses e, passada a crise, sairemos muito mais preparados para a tão falada Transformação Digital.,

Explore mais

capa artigo zoom

Um zoom no ZOOM

Em meio ao aumento exponencial de reuniões virtuais, surgem dados sobre vulnerabilidades e ataques ao Zoom que preocupam quem precisa usar a

Cultura da Inovação: gaiola da ideia

A cultura da Inovação

A cultura de inovação dentro de todas as áreas da empresa é, de fato, um dos principais desafios para a sua implantação,

Deixe um comentário